segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Filme vs Livro: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

LIVRO:

Titulo: Jogos Vorazes
Trilogia: Jogos Vorazes, Livro 1
Editora: Rocco
Páginas: 397
Ano: 2010
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais informações: Skoob


Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 FILME:

*Clique sobre a imagem para assistir ao trailer do filme.
Titulo: Jogos Vorazes
Direção: Gary Ross
Categoria:ão, Drama, Ficção Científica, Thriller
Duração: 142 Minutos
Estréia Mundial (em DVD): 23 de Março de 2012
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais informações: Filmow

Sinopse:

A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito.

Resenha:


Cara, como é difícil falar sobre essa trilogia sem revelar demais... Vou tentar me controlar, prometo.
Para a graça dos fãs o filme chegou a ser muito fiel ao enredo do livro. Não houve mudança em nenhum detalhe na história, as principais características de cada personagem foram mantidas, porém, acho que detalhes importantes ficam de fora do filme por conta da compactação da história.
No livro temos uma melhor compreensão do que realmente se passa na cabeça de Katniss por ela agir do jeito que age, afinal, o livro eh narrado por ela.
Katniss é rebelde pela mãe dela ter entrado em depressão pelo pai de Katniss ter morrido na explosão de uma mina, deixando tanto Katniss quanto Prim quase morrerem de fome, é ai que Katniss decide começar a caçar para sobreviver, dote este adquirido gracas ao ensinamento do pai enquanto era vivo. Por isso nossa personagem principal se sente tao bem e a vontade nesse ambiente, eh la onde ela tem as melhores recordações, e é la também que ela divide momentos de intimidade com Gale (que mal aparece tanto no filme e no livro), compartilhando segredos, caca e conversas a toa...
O que o filme não deixou tao evidente quanto o livro foi o romance que querendo ou não existe de uma certa forma. Este eh o menor dos focos na trama toda, não se prenda a isso e não julgue o filme por isso.
Conforme escrevi na resenha do livro, essa saga traz um assunto polemico a tona para discussão. Faz uma grande e forte analogia a nossa sociedade em aspectos políticos, ecomicos, sociais e porque não, comportamentais.
Esses aspectos são mostrados pouco a pouco nas sequencias, ficando mais fortes a medida que a historia vai acontecendo. Traz à tona as consequências das acoes e jogos de poder.
Para ter uma melhor visão e compreensão sobre o Jogos Vorazes, leia o livro, não limite a sua opinião apenas pensando no aspecto da escritora, traga os conceitos para a vida, para o mundo a sua volta e veja a hipocrisia que vivemos e não percebemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário