quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Filme vs Livro: Percy Jackson e o Mar de Monstros - Rick Riordan

LIVRO:


Titulo: O Mar de Monstros
Título Original: Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
Ano: 2009
Onde Comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais Informações: Skoob


Sinopse:


O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.
Link para a resenha completa do livro.


FILME:



Titulo: Percy Jackson & o Mar de Monstros
Título Original: Percy Jackson & The Olympians: The Sea Of Monsters
Direção: Thor Freudenthal
Categoria: Ação, Aventura, Fantasia
Duração: 107
Estréia Mundial (cinemas): 16 de agosto de 2013
Estréia Brasil (cinemas): 16 de agosto de 2013
Mais informações: Filmow
Trailer: Youtube

Sinopse:


Percy e seus amigos estão na busca pelo Velocino de Ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.

COMPARANDO:

Adaptações de cenas:

O filme começa com o Percy contando a história da chegada de Thalia, Luke, Grover e Annabeth ao acampamento quando eram crianças, onde Thalia deu sua vida para salvar seus amigos, e como "gratificação" por seu ato heróico, ela foi transformada em árvore para ser eternizada e proteger o acampamento de futuros invasores, porém a árvore foi envenenada e está morrendo, e para evitar a destruição do equipamento, Percy e seus amigos vão atrás do Velocino de Ouro, um manto capaz de curar e restaurar.

Adaptações de personagens:

Na maioria das vezes eu sempre espero mais dos personagens escolhidos, como por exemplo a Clarisse. Enquanto eu lia o livro, imaginava ela mais forte, grande e ogra, por ser filha do deus da guerra (Ares). Fiquei surpresa quando vi aquela atriz de olhos azuis, linda. Achei que foi a única combinação que não casou muito bem com as descrições. Tyson ficou mais arrumado do que eu esperava, mas ficou bom.

Ênfase do Enredo:

Tanto no livro quanto no filme, o foco maior é derrotar o ciclope Polifemo para poder pegar o Velocino de Ouro e curar a árvore envenenada de Thalia.

Empatia:

Apesar dos pesares, gostei da escolha dos personagens.

Conclusão:

No fundo, no fundo, não achei o filme tão ruim assim, mas poderia ser muito melhor. Cronos, ao contrário do livro, aparece em uma das cenas do filme o que eu realmente não gostei. Mas cenas como a do táxi da tormenta eterna, os efeitos especiais foram muito mais até do que eu esperava. A idade da profecia também foi trocada, e to ansiosa pra saber como vão 'consertar' isso. Mas, contudo, o filme até que não foi tão ruim, mas também não teve nada de espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário