terça-feira, 11 de junho de 2013

Pausa para Falar do Livro: A Estreia de Fani #1 - Paula Pimenta

Titulo: A Estreia de Fani
Título Original: A Estreia de Fani
Série: Fazendo meu Filme
1 - A Estreia de Fani
2 - Fani na Terra da Rainha
3 - O Roteiro Inesperado de Fani
4 - Fani em Busca do Final Feliz
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
Páginas: 336
Ano: 2009
Mais Informações: Skoob

Sinopse:


Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Enredo:


Estefânia é uma adolescente de 16 anos comum, moradora de BH, apaixonada e viciada por filmes. Filha mais nova e mora com os pais e tem uma paixão platônica por seu professor de biologia. Até que sua vida se transforma com a história de intercâmbio que sua mãe inventa.

Personagens:


Estefânia, ou Fani, como ela gosta de ser chamada, é a personagem central da história, Leo, Natália, Gabi, Rodrigo e Priscila são os amigos mais próximos dela, Marquinho é o professor de biologia por quem Fani alimenta a tal da paixão platônia, e Vanessa, a "rival" da história.

Detalhes técnicos:


Capa e Lombada: Estou realmente apaixonada pela capa desse livro, não pela cor (é, eu não sou muito chegada num rosa), mas pelos detalhes mesmo. O circulo com o nome da série e do livro é envernizado, e apenas o nome da série está em alto relevo. Na lombada, o nome da série e o número do volume também são envernizados.
No verso do livro, temos apenas alguns depoimentos de leitores, como se fossem post-its, que também são envernizados, e alguns objetos espalhados, como um par de All Star rosa no canto superior esquerdo, CDs, Canetas e um caderno. Achei realmente muito bonita.
Folhas e Capitulação: As folhas são brancas, e infelizmente o volume que ganhei (mil vezes obrigada Thaís!!! :D) veio com alguns defeitos da editora, como por exemplo folhas que não foram cortadas como deveriam, então duas estação "grudadas" por não ter sido cortada a parte necessária, e no final do livro dá pra ver o corte falhado de algumas folhas, dando a impressão de que estão amassadas.
O livro inicia-se com um prólogo, citando uma lista de 55 filmes que são o "xodó" de Fani, e na verdade, a sequência dos filmes será a abertura de cada capítulo do livro, Fani cita uma frase ou um diálogo do filme, que ao longo do capítulo vai ganhando sentido, cada capítulo tem em média 5 páginas.

Conclusão:


Estou realmente encantada em todos os sentidos por este livro (espero que todos os outros sigam o mesmo estilo), além da capa linda, a história é toda descrita por Fani como se fosse um diário, ou como ela diz, uma agenda, mas o trata assim, ao folheá-lo, encontramos desde conversas inteiras pelo Chat do Facebook de Fani com seus amigos, à troca de bilhetinhos, formulários preenchidos, lista de aprovados, entre algumas outras coisas.
Achei muito amor começar cada capítulo com frase ou diálogo de filmes, uma ideia realmente apaixonante.
Ao ler este livro, senti realmente saudades da minha adolescência, das coisas que eu não tive, mas que hoje eu me arrependo de certa forma de não ter me interessado na época, ou até das coisas que tive, mas que não encarava da mesma forma que encaro hoje.
Senti uma forte sensação nostálgica, revivi algumas das sensações que eu já vivi e não me lembrava mais, e também vivi através da Fani, algumas coisas pelas quais eu nunca cheguei nem perto de viver.
Acho que já deu pra entender que eu realmente amei este livro né?
Meninas, tá ai uma dica pra vocês, principalmente para aquelas que estão na adolescência, ou até as que já passaram dessa fase, assim como eu.
(ESTOU LOUCA PELOS PRÓXIMOS LIVROS - AI QUE SAUDADE QUE DEU DOS MEUS DIÁRIOS E AGENDAS, HEHEHE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário