quarta-feira, 5 de junho de 2013

Filme vs Livro: Eu Sou O Número Quatro - Pittacus Lore

LIVRO:

Titulo: Eu Sou O Número Quatro
Título Original: I Am Number Four
Série: Os Legados de Lorien
1 - Eu Sou o Número Quatro
2 - O Poder dos Seis
3 - A Ascensão dos Nove
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Páginas: 350
Ano: 2011
Onde Comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais Informações: Skoob


Sinopse:


Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais. Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo.

 


FILME:

Titulo: Eu Sou o Número Quatro
Título Original: I Am Number Four
Direção: D. J. Caruso
Categoria: Ação, Ficção Científica, Thriller
Duração: 109 Minutos
Estréia Mundial (cinemas): 17 de Fevereiro de 2011
Estréia Brasil (cinemas): 15 de Abril de 2011
Mais informações: Filmow
Trailer: Youtube

Sinopse:


Em 'Eu Sou o Número 4', nove crianças dotadas e os seus guardiães são os únicos sobreviventes de uma guerra sangrenta no seu planeta natal, Lorien, e instalaram-se na Terra sob a proteção de um encantamento que obriga aos seus inimigos de os matarem por ordem numérica. Três deles morrem; o Número Quatro é o próximo. Escondido numa pequena cidade, o rapaz tenta fugir ao seu destino.

duas_estrelas.JPG

COMPARANDO:

Adaptações de cenas: 

Primeiramente, o filme começa quase que igual ao inicio do livro, com o número quatro explicando como é a vida dele por conta de seu planeta ter sido invadido, o que eu realmente valorizei. Porém no filme, muita coisa foi esquecida, algumas cenas que eu considerava como 'chave' pra grande parte da trama.
Ao longo do livro, o John começa a ter flashes do seu passado em Lorien, de como todo a guerra começou, de sua família e etc. O que, no entanto, não acontece no filme.
No combate final, que é quando os mogadorianos encontram o John, Pode-se dizer que foi surpreendente por ter valorizado quase todos os detalhes do livro, foi a cena que mais se aproximou da minha imaginação ao ler.

Adaptações de personagens:

John (Quatro) fugiu completamente das características que eu havia criado em mente, imaginei um garoto com aparência mais 'frágil' e não um 'musculoso com cara de 25 anos', afinal, no livro ele tem 16. 
Sarah Hart, Sam Goode, Seis e Mark James também fugiram um pouco do padrão adolescentes americanos normais, pois a idade que eles parecem ter são muito além do que deveriam ter. 

Ênfase do Enredo:

O livro levou mais foco na luta final contra os mogadorianos, enquanto o filme o maior foco foi ele sempre precisar fugir.

Empatia: 

A atriz que representa a Sarah ficou com um jeito meio lerdinho e irritante, na leitura ela me pareceu uma garota mais interessante. Achei ruim a escolha ator que representou Sam Goode, ele deveria ter mais cara de nerd. E o ator que representou Quatro, deveria ser mais novo.

Conclusão:

Sinceramente, eu estava esperando MUITO mais de tudo. A história do livro foi boa, mas não excelente. O filme me decepcionou bastante por ter pulado tanta parte que eu considerava importante demais pra ser esquecida. 
Caso você tenha se interessado, eu indico o livro, por ter muito mais emoção, por ter uma grande compreensão da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário