segunda-feira, 18 de março de 2013

Pausa para Falar do Livro: Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Titulo: Um Porto Seguro - Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio
Título original: Safe Haven
Série: -
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Ano: 2012
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais informações: Skoob


Sinopse:


Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Resenha:


Nicholas Sparks conseguiu começar a história com uma narrativa gostosa e envolvente, o que me deixou envolvida pelo livro logo de cara. Katie na verdade chegou praticamente sem nada na pequena cidade de Southport, a dois dias sem comer, sem dinheiro e sem emprego, lá ela precisa recomeçar sua vida, e o porque disso vai aparecendo no decorrer do livro, mas também não demora para ser revelado. Katie era uma esposa vítima de maus tratos de seu marido, Kevin, a quem deixou as pressas depois de 5 anos de casamento e sofrimento, apanhando quando seu marido bebia ou ficava estressado por algo que não gostou em seu dia. Um agravante para essa situação é Kevin ser um investigador da polícia, o que a impossibilita de denunciá-lo ou tentar fugir usando sua própria identidade.
Katie chega em Southpark insegura, com medo de fazer amizades, conhecer pessoas e principalmente contar a sua história, até quando conhece Jo, sua vizinha e também psicóloga, que começa a conversar abertamente sobre algum acontecimentos de sua vida, e mais tarde conhece Alex, o viúvo dono da mercearia onde Katie faz compras, e pai de duas crianças. Alex começa a observar o modo com que Katie age com Kristen, sua filha mais nova, e algo desperta nele, a partir dai.
Ao longo da história, que é contata em terceira pessoa, o livro ganha a narrativa pelo ponto de vista de Erin, (verdadeira identidade de Katie) em flashes do passado, Kevin e Alex.
Os últimos capítulos do livro são realmente de tirar o fôlego e não conseguir desgrudar da história.
Porém, o final com certeza não irá agradar a todos por causa da filosofia da religião de cada um. Eu particularmente acredito nesses tipos de manifestações, porém muitas pessoas não irão gostar do desfecho, felizmente ele não influencia no ponto final da história toda e ainda assim qualquer um que goste do Nicholas Sparks vai amar mais este romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário