segunda-feira, 25 de março de 2013

Pausa para Falar do Livro: O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

Titulo: O Caçador de Pipas
Título original: The Kite Runner
Série: -
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 368
Ano: 2005
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais informações: Skoob



Sinopse:


O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Resenha:


O autor trouxe para O Caçador de Pipas toda a tristeza e devastação real do cenário onde se passa o início da história no Afeganistão.
Diferente dos costumes do país, o pai de Amir têm os criados da casa como membros da própria família, fato este que causa ciúme em Amir pela relação de Hassan com seu "baba", o que acaba desencadeando atitudes cada vez mais egoístas e sem limite.
O livro como um todo é uma ótima leitura, um mundo diferente do que nós estamos habituados, com outra realidade... Porém, toda a história é bem triste e trágica. Sabe quando a Dona Florinda bate no Seu Madruga, na série mexicana Chaves? Eu senti vontade de fazer igualzinho ele, quando ele tira o chapéu e começa a pisar em cima ensandecidamente, mas eu queria fazer isso com o livro.
Quando eu pensava que tudo ia se resolver, que tudo ia começar a melhorar... nada. A história, apesar da mensagem que passa é triste do começo ao fim. Válido como experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário