domingo, 24 de março de 2013

Filme vs Livro: Para Sempre - Kim & Krickitt Carpenter

LIVRO:

Titulo: Para Sempre - A História que Inspirou o Filme
Título original: The Vow
Série: -
Autor: Kim e Krickitt Carpenter
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 144
Ano: 2012
Onde comprar: Submarino | Livraria Saraiva
Mais informações: Skoob

Sinopse:


A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

 FILME:

*Clique sobre a imagem para assistir ao trailer
Titulo: Para Sempre
Título original: The Vow
Série: -
Direção: Michael Sucsy
Categoria: Drama, Família, Romance  
Duração: 104 Minutos
Estréia Brasil (em DVD): Junho de 2012
Onde comprar: Livraria Saraiva 
Mais informações: Filmow


Sinopse:


Paige e Leo (Rachel McAdams e Channing Tatum) formam um feliz casal recém-casado cujas vidas são transformadas por um acidente de carro que deixa Paige em coma. Ao acordar com uma perda de memória severa, Paige não se lembra de Leo, mas apenas da confusa relação com seus pais (Sam Neil e Jessica Lange) e do ex-noivo (Scott Speedman) por quem ela talvez ainda sinta algo. Apesar destas complicações, Leo luta para conquistar seu coração novamente e reconstruir seu casamento.

Resenha:


Eu não sei começar essa resenha sem escrever um palavrão, sério. Eu entendo que a história teve que ser compactada porque não caberiam todos os detalhes do livro no filme, mesmo o livro tendo só 144 páginas, mas... Exageraram.
Não estou decepcionada com o filme SÓ pela ausência fatos, estou decepcionada terem deixado uma história naturalmente dramática, mais dramática ainda, e desnecessariamente, da mesma forma que o "toquezinho" picante que deram aos personagens, tudo pra atrair mais público.
No livro, Kim e Krickitt se conhecem através de um call center, onde Kim liga para encomendar algumas peças para seu time e é atendido por uma moça encantadora chamada Krickitt, que o faz querer ser atendido sempre por ela pela sua simpatia e alegria, trocam telefones, depois cartas, e só depois decidem se encontrarem como amigos para se conhecerem. Toda a narrativa do livro é bem contida no sentido íntimo, não expondo e nem aproveitando disso para atrair leitores, mas acredito que seja pelo casal ser religioso. Não me lembro de deixarem claro a religião deles no livro, mas Deus é frequentemente citado na história toda.
Menos de um ano se passa e logo eles estão casados e de volta da lua de mel, até que chega o primeiro feriado e o casal parte para sua primeira comemoração juntos. E é durante a viagem que no livro o acidente acontece, tento agravantes muito maiores do que os que mostraram passageiramente no filme.
Fiquei revoltada porque foi exatamente nessa hora que a emoção surgiu durante o livro. A própria sinopse já dedura o que eles irão enfrentar, então não foi surpresa pra mim, mas o amor, cuidado, dor e desespero que Kim sentiu durante todo o período é de mexer com qualquer um. O filme retirou valores importantes que o livro pregou: Fidelidade, bondade e cumplicidade
Apesar da mensagem central ainda estar lá, os outros valores se foram completamente, trazendo a história mais para o aspecto sensacionalista. De verídico mesmo só tem o fato de ela sofrer de amnésia, porque até a forma que o acidente aconteceu eles alteraram. 

Conclusão: Se mesmo depois de tudo o que eu disse você ainda tem dúvida, LEIA O LIVRO. Ele só tem 144 páginas e tenho certeza que você levará o mesmo tempo para ler do que levaria assistindo ao filme, e ainda saberá da história da forma que realmente aconteceu e irá agregar os verdadeiros valores que os autores quiseram compartilhar conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário